← Back to portfolio

O marketing digital é tudo o que você precisa. Duvida?

Published on 4th March 2019


Tente imaginar como seria sua vida hoje sem a internet. Impossível, não é? Da mesma forma, não é possível pensar em uma empresa bem sucedida sem sua presença digital, uma vez que a procura por produtos e serviços on-line já é um hábito consolidado no mundo inteiro.

Ou seja, se o que você vende não estiver no topo dos mecanismos de busca, ele não será visto e você estará perdendo clientes.

Mas, como fazer para se destacar diante de um mar de opções que são apresentadas?

Esta é a missão do marketing digital, que pode fazer muito pelo seu negócio! Duvida? Então, acompanhe o conteúdo abaixo e descubra como!

Marcando presença on-line

Ainda que não seja uma loja on-line, sua empresa precisa de um website bem estruturado, com design atraente e com domínio próprio. Pense nele como a “porta de entrada” do cliente. Se a casa estiver mal arrumada, ele com certeza não vai querer voltar, certo?

Mas só isso não basta, é necessário aplicar também as principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que seu endereço na web permaneça bem ranqueado, ou seja, entre as primeiras posições do Google.

Construindo sua audiência com o marketing digital

Aqui está o principal trunfo para fazer um bom marketing digital. Graças a ele, hoje é possível atrair uma audiência qualificada para o seu negócio, ou seja, comunicar-se com o público que realmente irá se interessar pelo seu produto ou serviço.

Mas é preciso primeiro criar a sua persona, isto é, entender quem são essas pessoas, quais as suas necessidades, desejos, problemas comuns e como o seu produto ou solução pode ajudá-los.

Tendo isso em mente, o próximo passo é criar canais de relacionamento digitais com o nome da sua marca: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin - as redes escolhidas vão depender da persona - e produzir conteúdos que sejam relevantes e de qualidade para essa audiência. Nesses conteúdos, é importante ter também um campo de captura de e-mail, para, então, transformá-los em leads (potenciais clientes).

O lead é essencial para que você possa estabelecer uma rotina de comunicação com quem demonstrou interesse pela sua marca. As formas mais comuns de fazer isso são usando o e-mail marketing ou o chat bot (disparo de mensagens automáticas via Facebook Messenger).

Mas também é importante segmentar seus leads, direcionando os conteúdos de acordo com a fase dentro do funil de vendas. O segredo para conquistar clientes é falar com a pessoa certa na hora certa, e isso só é possível com o marketing digital!

Reduzindo (muito) o investimento em relação às mídias tradicionais

A TV, o rádio e os anúncios impressos já tiveram seus dias de glória, mas o fato é que os formatos digitais atualmente reinam absolutos quando o assunto é criar campanhas de alto impacto e com baixo custo. Com eles, você obtém um alcance muito maior e com um investimento irrisório se comparado às outras mídias, já que o custo de criação e veiculação de uma peça on-line é muito menor.

Mensurando resultados automaticamente

Medir o retorno de investimento das campanhas de marketing não era uma tarefa fácil antes das mídias sociais. Você podia saber quem era o seu público e onde a campanha estava sendo veiculada, mas não quem ou quantas pessoas exatamente eram atingidas.

Mas o marketing digital resolveu esse problema. Isso porque a maioria das ferramentas disponíveis hoje fornecem automaticamente os dados que permitem avaliar a efetividade de uma campanha, como por exemplo, quantas pessoas abriram o email marketing, clicaram para ver o conteúdo e realmente compraram seu produto por meio dele.

Viu só como uma uma boa estratégia de marketing digital é o caminho certo para sua empresa crescer? Se você implementou alguma dessas ações ou conhece outra que deu certo em seu negócio, conte para a gente nos comentários!



Close